segunda-feira, 8 de abril de 2013

                                               Museu Virtual

O museu virtual,surgiu através de uma investigação do entorno da escola parceira, para o curso de educação do campo. A escola ao seu entorno possui patrimônios  históricos culturais. Em estilos arquitetônicos, góticos romanos, barroco e algumas arvorem seculares que formam o patrimônio histórico cultural da comunidade. Onde a escola esta inserida, pois a mesma esta localizada na área central do município de Santana do Livramento.

A escola Rivadavia Corrêa esta localizada na Rua dos Andradas, esquina sete de setembro. A mesma foi construída pelas lojas maçônicas e Saldanha marinho que cederam a estrutura para instalar a escola. No ano de 1913 recebeu o nome de grupo escolar Rivadavia Corrêa, em homenagem ao deputado federal santanense que entre o ano de 1910- 1913 foi ministro da justiça.
 
 
 
 
 

Escola Rivadavia Corrêa fundada no ano de 1913, em Santana do Livramento

Obra arquitetônica histórica cultural.

A instrução em Livramento

No ano de 1958, funcionou na vila de Santana do Livramento, a primeira aula pública, dirigida por Emília Jardim de Carvalho, natural de Rio Pardo. Na aula elevava quarenta e dois alunos. A aula estava situada na Rua dos Andrada esquina sete de setembro. No ano seguinte funcionavam, duas turmas, a primeira do sexo masculino com matricula de vinte alunos, a segunda turma do sexo feminino matricula com quarenta e seis alunas dirigidas por Dona Emília Jardim de carvalho.
 
Alunas da escola Rivadavia Corrêa
 
          Praça General Osorio                                                    




 

 A praça General Osório, abriga árvores seculares com destaque a uma palmeira plantada por dom Pedro II, hoje considerada património histórico cultural

 
 
 
Placa Simbolizando a Palmeira
 

 Palmeira
 
 
 
 
 
Palacio Moises Viana fundado em 1909, em estilo gótico-romano, com material importado. Atualmente sedia a prefeitura municipal.
Prefeitura atual do municipio de Santana do Livramento
 
 
 
 
 

Palácio Moises Viana, fundado em 1909, em estilo gótico-romano, com material importado. Atualmente sedia a prefeitura municipal.

Prefeitura atual do municipio de Santana do Livramento
 
 
Igreja Matriz de Santana
 
 
 
 
 

Localizada na Rua sete de setembro em frente à praça general Osório.

A igreja matriz de Santana foi fundada no ano de 1918, em estilo barroco, o primeiro templo católico de Santana do livramento.

Segundo o jornal local um historiador registra em seu livro antigo a maldição do padre, O mesmo teria sido espancado por um grupo de jovens santanenses, lá nos anos de 1910, o padre João cordeiro, era um sacerdote adjunto da paróquia desta cidade. As causas não ficaram esclarecidas sabe-se apenas um grupo reuniu para agredir o religioso, resultando na sua internação hospital. Em decorrência do acontecido p padre foi transferido para porto alegre, porém antes de deixar a cidade teria jurado, cidade malvada dará um passo para frente e duas para trás.

 

A escola Rivadavia Corrêa comemora os 100 anos de existência em nosso município. Este ano a escola recebe em sua homenagem, um selo do correio referencial o centenário da escola.

Lema uma história de 100 anos, renovada a cada dia.

 

Referencias bibliográficas
 

Fronteira da paz.com. br

www ache tudo e região. Com.br/rs/ Santana do livramento/turismo.htm.

Fotos filhos de santana.com. BR/portal.

Fotos da escola centenária, fronteira da paz.com. br

Museu Davi Canabarro

Jornal a Plateia

Fotos antigas – não há informações de quando as fotos foram feitas as mesmas  pertencem ao acervo  da família Prati imagens compartilhadas  do perfil de Antônio, Gornatti no face book

http://www.panoramio.com/photo/31565826

Fotos pessoais, máquina digital minha.






2 comentários:

  1. Teu Museu virtual ficou muito interessante.Tuas colocações sobre a palmeira e a maldição do padre ainda não conhecia.
    Abraço Ana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eloína pelo excelente trabalho. desejo-lhe muito sucesso na faculdade e na tua vida profissional.

    ResponderExcluir